Mikhail Baryshnikov Nikolaevich (nascido em 27 de janeiro de 1948) é um soviético-russo nascido americano bailarino, coreógrafo e ator, frequentemente citado ao lado de Vaslav Nijinsky e Rudolf Nureyev como um dos maiores bailarinos de balé do século 20. Após um início promissor no Ballet Kirov de Leningrado, ele fugiu para o Canadá em 1974 para mais oportunidades na dança ocidental. Ele então mudou-se para dançar e mais tarde se tornou diretor artístico do American Ballet Theatre, também em Nova York.
Baryshnikov liderou muitos de seus próprios projetos artísticos e tem sido associada, em especial com a promoção da dança moderna, que estréia dezenas de novas obras, incluindo muitos dos seus próprios. Seu sucesso como ator dramático no cinema teatro e televisão tem ajudado a tornar-se, provavelmente, o bailarino mais amplamente reconhecidas contemporânea.
Curiosidades:
- O apelido de Mikhail Baryshnikov é Misha
- Seu nome em russo é Михаил Николаевич Барышников
- Suas habilidades impressionaram o público, e seus saltos atigiam 3 metros de altura
- Misha era um bailarino baixo, sua altura era 1.68
- Não tento dançar melhor do que ninguém. Tento apenas dançar melhor do que eu mesmo, Mikhail Baryshnikov
- Transformou-se em um sex symbol no começo da carreira
- Revolucionou o ballet clássico devido à sua técnica de saltos e aos passos que fazia ainda no ar.
- Sua mãe suicidou-se logo a seguir a sua entrada no ballet.
- Considerado o melhor bailarino do mundo.
- Em 1998 surpreendeu o público com um espectáculo de criações contemporâneas. Segundo as suas próprias declarações: "O ballet clássico é para jovens. O que mais me fascina na dança contemporânea é a possibilidade de interpretar a nossa própria idade"
Filme: O sol da meia noite.
e as 11 pirouettes de Mikhail Baryshnikov.
Nenhum comentário:
Postar um comentário